segunda-feira, 25 de março de 2013

Central - 1932: Tutu.

Há uma certa dúvida sobre quem foi o maior jogador caruaruense de todos os tempos. Para uns, seria Vadinho. Para os mais antigos, praticamente todos que não estão mais conosco, que hoje frequentam o “andar de cima”, não havia discussão O maior craque, o maior jogador que Caruaru já fez foi Tutu. Goleador nato, rápido com a bola nos pés, dono de técnica e agilidade incríveis, Tutu foi o autor do gol, injustamente anulado, contra a fortíssima equipe do Vasco da Gama que enfrentou o Central no distante ano de 1936. Tendo também papel de destaque, assombrando e encantando os recifenses na vitória contra o “invicto” Treamways, Bicampeão Pernambucano em 1936-1937. Já falamos sobre a vitória no Blog - Confira AQUI.

Registros históricos em Caruaru é algo raro, de futebol, então, o que se dizer. A “memória do futebol caruaruense” que a bem da verdade, é a própria História do Central Sport Club só resiste fruto a alguns poucos abnegados que lutam pela mesma e graças ao que é passado de pai para filho. Os únicos livros de Caruaru que falam um pouco acerca da História dos Primórdios do Futebol são os de Nelson Barbalho, livros esgotados do final da década de setenta, início da década de oitenta, que apenas algumas bibliotecas e alguns colecionadores possuem. E mesmo nesses, há uma curiosidade a ser contada.

Nelson Barbalho era o conhecido torcedor “roxo” do Sport Club Caruaruense e quem é torcedor de verdade, sabe como é sobre ser isento em relação ao seu maior rival, no caso, o Central Sport Club. Barbalho afirma não em um, mas em diversos dos seus livros que Tutu iniciou no Sport Club Caruaruense e depois o Central teria conseguido na base financeira levar o artilheiro para os seus domínios. A História não é bem assim.

Como vocês podem comprovar de Entrevista concedida pelo próprio Tutu ao Jornal Vanguarda (Ano 1, Edição número 6, 3 de junho de 1932) por ocasião do concurso promovido pelo noticioso de escolha do “Mais perfeito player dos campos caruaruenses” o craque Tutu afirma ter “batido bola” no Democrático quando garoto, clubinho de criança criado por ele e outros colegas, mas “só ter tomado gosto” pelo futebol no infantil do “Central Sport Club”, onde passou alguns anos e, como era fora de série, já aos 17 anos já figurava no “1º quadro” (era a categoria dos adultos, não existia “profissionais” naquela época) tendo disputados diversas partidas, só saindo do clube em 1926, após o chamado de Coló Sabino, seu grande amigo, para integrar o futebol do Sport Club Caruaruense.

Dessa forma, comprovado e documentado, mas uma História contada há anos e mais anos cai por terra. Tutu não iniciou no Sport Club Caruaruense, Tutu iniciou no Central Sport Club, inclusive no quadro de profissionais, passou um tempo no rubro-negro caruaruense e depois voltou para sua casa. O Central sempre foi o clube que este amou e defendeu com galhardia, e que veio após findar sua carreira de “melhor jogador caruaruense de todos os tempos” (para muitos), se tornar técnico de futebol.



Por Sérgio Pepeu

0 comentários :

Postar um comentário

Outras postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...